publicações

Quais são as soluções encontradas para os desafios dos serviços públicos brasileiros?

Os participantes colocaram a mão na massa e compartilharam com o mundo suas ideias, que podem ser aplicadas Brasil adentro! Confira:

 

Qualidade do serviço público: personalização e simplificação

Os serviços públicos vêm se transformando para atender as necessidades cada vez mais diversificadas dos cidadãos. A velocidade com que novas demandas sociais surgem é um desafio de adaptação e agilidade para o Estado. Além disso, há uma mudança de perspectiva: as populações exigem cada vez mais um olhar global para seus problemas, o que foge à tradicional estruturação dos governos. Como promover transformações de processos e inovação na gestão? Clique aqui para ver as soluções propostas.

Reimaginando a participação social

As relações entre Estado e organizações da sociedade civil, movimentos sociais e setor privado vêm passando por transformações. Na maioria das vezes, a impressão é a de que a administração pública é impermeável às demandas ou lenta demais para reagir e inovar. Nesta publicação, você terá a oportunidade de conhecer iniciativas e propostas concretas para um Estado que pode ser, sim, aberto e acolhedor, principalmente em nível local.

Qualidade nos serviços públicos: o grande desafio brasileiro

A aprovação da Lei nº 13.460, de 2017, popularmente conhecida como “Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos”, é um grande avanço para o tema da qualidade dos serviços públicos. Como toda implementação, a transposição da lei do papel para a prática traz uma série de desafios de diferentes ordens para o poder público, seus gestores e profissionais – em especial para os municípios. Como superar esses desafios? Veja aqui

Soluções para a implantação dos ODS

A missão de colocar em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) traz uma série de desafios devido às complexidades dos problemas abordados. Temas como gestão e acesso à água, por exemplo, extrapolam limites municipais, estaduais e até mesmo nacionais; contam com diferentes atores – desde diferentes instâncias do poder público, passando pelo setor privado, agências concessionárias, organizações não-governamentais e sociedade de modo geral, entre outros. Por isso, o Open Master teve uma edição dedicada ao tema. Confira as soluções encontradas!

Bitnami