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Quais são as soluções encontradas para os desafios dos serviços públicos brasileiros?
Os participantes colocaram a mão na massa e compartilharam com o mundo suas ideias, que podem ser aplicadas Brasil adentro! Confira:

open master ON 2021: recuperação econômica
A recuperação econômica das localidades é um dos problemas complexos mais latentes no momento que vivemos hoje com a pandemia do Covid-19. Como se o campo e a academia já não tivessem intensos debates sobre o papel do governo local e a sua capacidade de fomentar a economia local para proporcionar qualidade de vida e bem-estar à população, a pandemia vem para trazer uma nova camada de complexidade e incertezas.
Os artigos que você está prestes a ler trazem a importância da atuação do setor público local de maneira a dar conta de um desafio complexo como a recuperação econômica. Na maioria destes, a cooperação e a coordenação com demais atores da sociedade civil são citadas e desenhadas como elementos cruciais das respostas. São contribuições importantes para o campo que se inova no constante processo de repactuação do papel do governo local no tema de desenvolvimento econômico. Confira!

open master ON 2021: proteção social
A proteção social durante este período de baixo crescimento econômico é um dos problemas complexos mais latentes no momento que vivemos hoje com a pandemia do Covid-19. O aumento da subutilização da mão de obra e o desemprego no Brasil foram fenômenos acentuados na pandemia e que trazem maior vulnerabilidade social à população.
Percebidas como “caixinhas” da atuação na área social pelo governo local (educação, saúde, assistência social, entre outros), o grande desafio que os artigos visaram responder é a integralidade e as especificidades do atendimento dos grupos identitários como gênero, raça, faixa etária, migrantes e imigrantes, dentre outros. Reenfatizando a importância da atuação do governo local, os artigos trazem possíveis caminhos para a atuação em sinergia com demais atores da sociedade civil para a cocriação de políticas sociais aderentes às necessidades locais das populações vulnerabilizadas. Confira!

open master 2021: DIGITALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS
Em decorrência das medidas adotadas para o controle e prevenção à Covid-19, que atingiu o Brasil fortemente em 2020 e 2021, questões que antes já sinalizavam protagonismo e importância, tornaram-se urgentes. Os apagões de acesso à internet, bem como a desigualdade da conectividade em zonas periféricas, rurais e isoladas e a utilização da rede para otimização de procedimentos administrativos, sem nos esquecermos da lei de proteção de dados, são temáticas emergentes, aceleradas pela transformação que a pandemia impulsionou e que impactam diretamente a qualidade dos serviços públicos. Confira!

open master 2021: QUALIDADE DA GESTÃO DA SAÚDE
Demandas represadas, problemas de coordenação e financiamento sinalizam alguns dos dilemas de um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Junto à crescente complexidade da gestão
dos sistemas de saúde e ao alto custo dos serviços e atendimento, com a pandemia, velhos e novos desafios à gestão da saúde foram evidenciados, mostrando o quão necessária é a integração sistêmica,
eficaz e eficiente desse conjunto complexo de operações relacionadas ao setor. O potencial dos avanços tecnológicos, passando pelas inovações de governança e financiamento, relação entre entes
públicos e privados, sinalizam alguns dos caminhos possíveis para aumentar a qualidade da gestão da saúde no Brasil. Confira!

open master on 2020: soluções para desafios públicos da crise da covid-19
A pandemia provocada pelo novo coronavírus no início de 2020 desencadeou uma crise sem precedentes em nossa geração. Todos os setores e atividades da sociedade foram de alguma forma impactados pelas medidas adotadas para tentar frear contágios e evitar mortes e estrangulamento nos sistemas de saúde. As consequência sobre as atividades econômicas e a proteção social aos mais vulneráveis são severas e impõem desafios aos governos e à provisão de serviços públicos. Nesse sentido, o Open Master ON provocou gestores públicos parceiros a apresentarem desafios reais do enfrentamento dos efeitos socioeconômicos da pandemia para que os participantes co-produzissem soluções contextualizadas, inovadoras e viáveis. Confira!

reimaginando a qualidade do serviço público
Aprimorar a qualidade do serviço público é, sem dúvida, um dos maiores desafios da gestão pública brasileira. Considerando a característica multifacetada de um grande desafio como esse, é fundamental que haja coordenação e integração interna e externa no setor público. Para auxiliar na solução desse desafio, a Lei 13.460/2017 estabelece diretrizes sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos. Foi a partir dela que os participantes e as participantes trilharam o caminho do Open Master na busca de soluções em quatro desafios relacionados à qualidade do serviço público. Acesse e saiba mais!

novo controle interno e externo
O controle formal a partir da verificação de procedimentos e das contas públicas não é suficiente para avaliar o cumprimento dos objetivos primários da administração pública na oferta de serviços públicos. As práticas de controle baseadas na efetividade das políticas já contam com grande força no debate mundo afora, conforme reconhece a Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI). Nesta edição do Open Master, os participantes exploraram experiências de controle baseados em evidências, práticas de prevenção e gestão integrada de riscos, a regulação de relações entre empresas e setor público e o papel de órgãos de controle interno e externo como aliados da gestão e dos cidadãos. Clique aqui e confira!

Qualidade do serviço público: personalização e simplificação
Os serviços públicos vêm se transformando para atender as necessidades cada vez mais diversificadas dos cidadãos. A velocidade com que novas demandas sociais surgem é um desafio de adaptação e agilidade para o Estado. Além disso, há uma mudança de perspectiva: as populações exigem cada vez mais um olhar global para seus problemas, o que foge à tradicional estruturação dos governos. Como promover transformações de processos e inovação na gestão? Clique aqui para ver as soluções propostas.

Reimaginando a participação social
As relações entre Estado e organizações da sociedade civil, movimentos sociais e setor privado vêm passando por transformações. Na maioria das vezes, a impressão é a de que a administração pública é impermeável às demandas ou lenta demais para reagir e inovar. Nesta publicação, você terá a oportunidade de conhecer iniciativas e propostas concretas para um Estado que pode ser, sim, aberto e acolhedor, principalmente em nível local.

Qualidade nos serviços públicos: o grande desafio brasileiro
A aprovação da Lei nº 13.460, de 2017, popularmente conhecida como “Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos”, é um grande avanço para o tema da qualidade dos serviços públicos. Como toda implementação, a transposição da lei do papel para a prática traz uma série de desafios de diferentes ordens para o poder público, seus gestores e profissionais – em especial para os municípios. Como superar esses desafios? Veja aqui

Soluções para a implantação dos ODS
A missão de colocar em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) traz uma série de desafios devido às complexidades dos problemas abordados. Temas como gestão e acesso à água, por exemplo, extrapolam limites municipais, estaduais e até mesmo nacionais; contam com diferentes atores – desde diferentes instâncias do poder público, passando pelo setor privado, agências concessionárias, organizações não-governamentais e sociedade de modo geral, entre outros. Por isso, o Open Master teve uma edição dedicada ao tema. Confira as soluções encontradas!